A arte que surgiu com o Macintosh

25/05/12

1984 foi um ano memorável para todos nós, direta ou indiretamente. Só que para ilustradores foi fundamental. Antes da apresentação de Steve Jobs, em janeiro desse ano, a maioria das pessoas nunca tinha usado um mouse. Usuários domésticos quase não podiam criar imagens ou gráficos nos computadores, já que eram necessárias tablets especiais. Além disso, a baixa resolução das telas não facilitava o trabalho de ninguém.

Então, Jobs fez a mágica dele. E com o Macintosh de 1984 deu ao mundo o Macpaint de Bill Atkinson e transformou qualquer usuário médio em um ilustrador em potencial, ainda que com habilidades duvidosas. Aqueles que possuíam mais destreza, então, se refestelaram. O zoom in, o spray ou copiar e colar imagens entre programas são ações corriqueiras hoje, mas você pode imaginar o que eram quando começaram a funcionar? Uma revolução em bitmap.

Retomo essa história por causa do vídeo abaixo, em que um cara muito mais habilidoso do que eu jamais seria desenha o Homem de Ferro num Macintosh de 1984. O vídeo é bacana, mas o mais curioso é o que vem a seguir. Veja o vídeo e, depois, conheça um acervo destinado a  reunir artistas antigos e atuais do bitmap.

Foi depois disso que conhecemos o Macpaint.org, site criado por Joel Cretan que reuni e incentiva uma geração de artistas digitais que começou os trabalhos na década de 1980 e segue ainda hoje utilizando o estilo 8-bit. Além de manter um acervo de obras dos anos iniciais de utilização do software, Cretan uma galeria contemporânea de artistas que se inspiram na estética, mas utilizam softwares atuais e de outros que ainda têm coragem de instalar o Macpaint original. Para os últimos, há inclusive orientações de como utilizar o Macpaint em computadores atuais.

Abaixo, algumas imagens atuais, as quatro primeiras, e antigas – o restante – da galeria do site.

[Link]

[Link]

[Link]

[Link]

[Link]

[Link]

[Link]

[Link]

[Link]


Linha do tempo

Veja este post no celular pelo código acima.

Data do Post: 25/05/12
Categoria(s): Mitologia
Tags: , , , , , , , ,

Publicado por:

Deixar uma resposta




  • Últimos Tweets